09/12/2016

MAIS UMA IGREJA

Voltemos às pesquisas ! :))

SÓ O NOME DA TERRA . (?)

Igreja de 1930 do séc. passado, com planta em forma de cruz latina de uma só nave.
Na fachada principal, uma imponente torre sineira,
A sua construção foi levada a cabo, sabem porquê ?
...  por forma a substituir uma Capela destruída.

Se lá forem no Verão, poderá estar vento, mas não deixem de usar um protector solar.
Se não souberem, terão que pedir ajuda à Nossa Senhora e tenham atenção que o Dr. Google faz muita confusão quando se perguntam muitas coisas ao mesmo tempo ! ... 
Às vezes, uma pergunta de cada vez ainda é melhor !





comentários moderados
.

08/12/2016

A SAÚDE À MESA

E porque não ? ... :)) ... Este é só para um - Se estou só ! :)

Quando falta o "redon",  é só ir ao armário/despensa, "cuscar" as prateleiras ! 
Há sempre qualquer coisa e o importante é dispensar o fogão ! Fica-se "leve", saudável  e não dá trabalho !

- Uma "entrada" de frutas,  antes da refeição : banana, tangerina e maçã ralada com canela (neste caso).
- Um complemento de "entrada" de : bolachinha de gengibre, sementes, uma azeitonas, frutos secos variados e tremoços.
- Uma lata de conserva de atum em azeite, acompanhado de bróculos.
- Um café acompanhado com 1 ou 2 ladrilhos de chocolate de 70% e neste caso até ia bem um pastelinho de nata, não acham ?! :)

Já vos estou a ouvir a dizer : mas isto até parece um daqueles restaurantes de estrela Michellin ! ... Onde está a comida ? ... ehehe 





:)) ... Já repararam que não há  fogão" ?... (neste caso, só cozer o bróculo no microondas) ... !

... e quando o "cheidefome" atacar (3 horas depois), talvez um iogurte grego com duas colheres de sobremesa de sementes de chia e de linhaça (triturada) , intercalando com gérmen de trigo, flocos de aveia, ou sementes de sésamo.

... e ainda temos um bom pequeno almoço e o jantar (ainda mais leve) - uma sopa (sempre ) !

Bom apetite ! :))

Nota : Tenho falado muitas vezes em comer a fruta antes da refeição. Porquê ?
A fruta, praticamente não exige digestão ! Passa no estômago e segue o seu caminho sem impedimentos. Acontece é que a fruta fermenta com muita facilidade ! ... Se comida no fim da refeição, esta, que se encontra no estômago em processo digestivo, impede a fruta de seguir o seu caminho e ela começa a fermentar. Daí os gases estomacais, os arrotos e mais tarde os intestinais e a flatulência ! ... E muita gente estranha como é tão achacada a estas coisas !!!...

.

07/12/2016

QUE TAL ESTA ?

Algo confuso ?... Não !!!

Numa "cama" de esparguete (ao dente) com ovo, ...   bróculos (muitos), pimentos vemelhos e verdes, cogumelos fatiados, couve roxa,  claro que passados pela wook com azeitinho, muita cebola, alhos e uns condimentos aromáticos.




Só para desmistificar ! ... mas NÃO sejamos radicais de modo algum ! Diversifiquem !!!

Vejam  AQUI alimentos ricos em proteína vegetal .

Vejam AQUI alimentos ricos em proteína para emagrecer .

Admito que se diga que "não me dou bem com isto ou com aquilo e faz-me sentir mal" ! ... Mas não digam , "Eu não gosto disto ou daquilo" !!! Insistam, teimem e comam !
Julgo que ninguém gosta de injecções ou de remédios, mas,... lá terá que ser !!!

Habituei os meus filhos e os meus netos a gostarem de tudo, dizendo-lhes que cada "coisa diferente" que se come faz bem a uma "coisa diferente" no nosso organismo ! ...

a-Faz bem aos músculos
b-faz bem ao cérebro
c-faz bem aos ossos e faz crescer
d-faz bem aos olhos
e-faz bem às unha e aos cabelos
f-faz bem à energia e à força
g-faz bem à pele
h-faz bem à beleza
i-faz tirar as gorduras
j-faz evitar as rugas
...
k-e se disser a um adulto, que faz bem à líbido e ao sexo ?... rsrsrs ... qual será a reacção ?... eheheh
"Vamos já encher a despensa dessa coisa" !!!  rsrsrs


.

06/12/2016

A FUGIR PELO PRATO FORA


ADORO UM ARROZINHO DESTES !

Este já é mais quentinho ?! ...  :) ... Não se vos oferecem grandes dúvidas, pois não ? .... :)

Com camarão, tamboril, muito tomate e calda, pimentos verdes e vermelhos  !!! ... Huuumm !
... e há mais um bocadinho para repetir ! :))



.

05/12/2016

O CORPO AGRADECE

Pois cá temos outra, que apesar de mostrar um prato mais cheio se pode considerar frugal e seguramente saudável (e também com muito "pouco fogão") ! :)) ... é só grelhar um bocadinho as rodelas de curgete e os espargos.

- 2 sardinhas de conserva (já tinha dito que habitualmente não como muita proteína animal - há vegetarianos que nem lhe tocam !)
- Alguns espargos - uns 4 ou 5 (?)
- Feijão verde , já cozido e retirado do frigorífico,
- Umas rodelas de curgete passada na sertã.
- Uma rodelas de beterraba , já cozida, mas retirada do frigorífico.
- Umas rodelas de pepino,
- Rodelas de tomate cru.
- Cenoura ralada crua.
- Pimento vermelho
- Azeitonas.



Um "complemento" que tanto pode ser encarado como "entrada" ou como "sobremesa" :

- Um queijo fresco fatiado polvilhado com chia e linhaça.
- Frutos secos (nozes, amêndoa, uva passa, amendoim e sementes



Claro que neste dia, não se pode considerar um iogurte como lanche ! :)) ... Mas sim uma ou duas peças de fruta, a complementar as da manhã, ou uma bebida quente e duas bolachas.
.

04/12/2016

O CORPO TAMBÉM PRECISA

(Intervalo no alimento espiritual. Vamos cuidar do corpo também , descansar das pesquisas e fazer alguma "concorrência" às nossas amigas Catarina e M. )

Trata-se de uma refeição normal de almoço, para dois, em alguns minutos !
Esta, EU SEI  fazer ! :))

Por um lado, "ventrescas" de atum, feijão frade e ovos escalfados (em microondas).
Por outro lado, tomatinhos cereja e azeitonas recheadas sobre uma cama de "espiralados" de  courgette, de pepino, de cenoura, de beterraba .




.
Recipiente para ir ao micro ondas, para escalfar os ovos.