11/09/2014

ESTRANHAS "CONSTRUÇÕES"

Reeditado

Chegados aquí, à “Torre”, na Serra da Estrela, a mil novecentos e noventa e três metros de altitude, que com o marco geodésico de 7 metros  que lhe fizeram, nos põem a dois mil rsrs, (se o tempo está claro e limpo) vai-se  rodando e olhando agora por todo esse planalto essa imensa “esplanada” e... temos o mundo a nossos pés e então, poderemos ver aquelas gargantas horrendas e profundas e aqueles declives tremendos em nossa volta !
Por momentos, pensamos estar no “topo do mundo” e sentirmo-nos muito pequeninos !

Vemos o Marco Geodésico a assinalar os 1993 / 2000 metros, …







Vemos a “Torre”, vemos, o que a rodeia, …








…o carrocel das cestas da pista de neve do inverno, …




e uma coisa em que eu ainda não tinha reparado : para além da restauração e lojas com produtos típicos da região, encontra-se também por trás desse supermercado, a Capela de Nossa Senhora do Ar.




Nesta foto abaixo (do Google Earth), poderá ver-se que a foto original foi tirada mais acima e voltada para o lado esquerdo. Vê-se ao fundo a Capela.
Curiosamente nunca tinha estado neste local, porque habitualmente, esta zona está coberta de neve ! :)))





E então, frente a ela e à nossa esquerda, naquele amplo espaço, as ditas construções de médias pedras de todos os formatos, em estranho equilíbrio a desafiarem as leis da gravidade !

E então, vêm-me à memória tantas outras, mais isoladas mas semelhantes, nas encostas da Serra da Estrela, em pleno Parque Natural, com pesadas e monumentais “bolas” de granito empilhadas aqui e ali , algumas enormes e sobre enormes rochedos ! … e fica-se a pensar até que ponto há por ali mão humana ! ?… ou será que não !? (?) ...


A Afrodite surpreendeu-nos a todos com a identificação exacta do local e por isso está de parabéns !
Obrigado do mesmo modo a todos os que por aqui passaram e valorizaram o post :


Reedição do inicial  (com novas fotos)

Tal como que fazem construções na areia, tenho reparado que se vão vendo muitas destas, por aqui e por ali !
Inicialmente até me pareceu um estranho "cemitério", mas de facto, não tem nada a ver !
A ideia é ir juntando pedra sobre pedra a tentar vencer as leis da gravidade e do equilíbrio ! O facto é que, em alguns casos, as pedras até são de dimensão muitíssimo pequena e muitas delas bem arredondadas !

Interrogo-me : Porquê ? ... Terão algum significado ? ... Sinceramente não sei !
Se porventura tiverem algumas respostas (ou palpites) gostaria de as ouvir, porque não faço a mínima ideia !

... e já agora, saberão onde vi estas ? ...


A Afrodite (com a resposta certa) enviou esta foto para os comentários !!! Encontrou no Google Earth o local exacto onde foram feitas as construções que se vêem na foto abaixo !!!!!!!!!!!! (ver os seus últimos comentários).
Enviou-me uma outra informando que rodou 180º e que as duas lhe deram a confirmação absoluta e rigorosa do local ! Incrível, não acham ? rsrs  :




A foto inicial, do "desafio" era apenas esta abaixo (nada fácil, portanto ! ) :




Agora vejam estas, apenas sobre as ditas construções em equilíbrio e comparem ! :))














E se julgam que já viram tudo, vejam ainda  ISTO  

ou então ESTA (da Majo), para verem como se faz e quanto é difícil !!!

... mas afinal "where's Wally" ? ... que isso agora é que interessa ! :)))


Será que se trata de ARTE & CULTURA (link) -  “Esculturas de pedras empilhadas que desafiam a gravidade”   ? 
Se se  ler a reportagem, vê-se que não é a natureza quem faz isso e sim um artista (a proliferarem por tudo que é sítio) que usa elementos da natureza para compor seu trabalho. 
Portanto, não há nada de mágico, místico nas fotos acima mostrada pela reportagem. 
É só um artista colocando em prática seu trabalho de juntar as pedras para obter esse efeito.

Michael Grab, artista canadense que atualmente mora no estado do Colorado (EUA), domina uma técnica peculiar. Ele é capaz de empilhar pedras de maneira improvável criando singelas esculturas que parecem desafiar a gravidade. Em algumas delas, a base de contato é mínima, tornando o resultado ainda mais impressionante. Ele cria suas obras a céu aberto, misturadas à própria natureza, e depois as fotografa como forma de registo. 

Talvez (provável como ideia próxima, mas não tão monumental (?) ), com base em Stonehenge (link) (do inglês arcaico  "stone" = pedra, e "hencg" = eixo) é um alinhamento megalítico da idade do bronze, localizado na planície de Salisbury próximo a Amesbury no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra.
Constituí-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronómicos, mágicos, ou religiosos.
Talvez com uma base mais remota (?) em MachuPicchu (link) -  em que algumas pessoas podem achar que aquilo não passa de um monte de pedras empilhadas e que não se justifica a trabalheira, …


Agora ... Uma vez que a "ideia destas construções" está mais ou menos (???) esclarecida (quanto a mim, ainda muito pouco),...

Deixo-lhes, para tentarem acertar, onde se poderão ver as da 1ª foto, que não tendo o "requinte e a arte" destas, não deixam de ser curiosas, quanto mais não seja, pela "mania" deste tipo de construções, que como disse se vai vendo com enorme frequência  ! ... rsrsrs
.

42 comentários :


  1. As coisas lindas que tu descobres nas tuas viagens!
    Não conheço estas construções com pedra sobre pedra... e apesar de ter andado a pesquisar, não lhes achei o rasto!
    Encontrei outras construções, bem malucas por sinal, de pedras em verdadeiro equilibrismo e que até me fizeram lembrar um post que a Catarina fez já há uns meses largos, com umas construções junto ao grande Lago Ontário (se não estou enganada).

    Vou continuar as pesquisas e esperar que alguém atire com uma pedra, digo, com uma pista!! :)))


    Beijinhos em equilíbrio
    (^^)

    ResponderEliminar
  2. Amontoados de pedras fazem sempre lembrar-me os "dólmens" e, obviamente "Stonehenge". Aquele monumento pré-histórico inglês.
    Penso que essas serão junto à costa, a foto assim parece dar essa impressão. O motivo da existência destas na foto, não sei !

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Acho que estas construções de pedra pode ser de algum rito religioso.
    Caloroso abraço! Saudações empedradas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver!

    PS - Falando de pedras lembrei desta telenovela da Rede Bobo, digo, Globo de Televisão, que foi ao ar no ano de 1972 e acho que também foi exibida aí no reino distante além-mar:
    https://www.youtube.com/watch?v=WerlXkRcFEc
    Também lembrei dee um desenho que eu nem piscava ao assisti-lo no meu já muito distante tempo de petiz
    https://www.youtube.com/watch?v=ygQVsTIxqJQ
    https://www.youtube.com/watch?v=ygQVsTIxqJQ

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,
      Estive para referir no comentário que deixei anteriormente, que o pesquisar sobre estas construções de pedras sobre pedras me fez lembrar a telenovela produzida pela Rede Globo em 1992, com exactamente esse nome: PEDRA SOBRE PEDRA.
      Quem se recorda da cidade de Resplendor, dos amores e desamores entre Pontes e Batistas... ?
      Quem se recorda de Jorge Tadeu, o sedutor "retratista", que mesmo depois de morto aparecia às mulheres da cidade para uma noite de amor quando elas ingeriam uma certa e determinada FLOR ...?

      Beijinhos telenovelísticos
      (^^)

      Eliminar
    2. Professor, deixe-me dizer-lhe sem querer ofender ninguém, que nessa altura ainda eu via novelas, Gabriel, Casarão, Roque Santeiro, Tieta, Guerra dos Sexos, foram das melhores novelas que vi. Hoje, não consigo vê-las, nem é de certeza por falta de qualidade, mas... os assuntos são sempre os mesmos e prefiro obviamente um bom filme que começa hoje e acaba uma ou duas horas depois de começar!
      Também creio que estas construções de pedra tenham algo de religioso !

      Eliminar
  4. Querida Amiga Afrodite!
    Nunca fui noveleiro de carteirinha, todavia na minha já distante adolescência e inicio da idade adulta eventualmente assistia capítulos de algumas, como por exemplo: "Redenção", que fez sucesso estrondoso no ano de 1966, "Gabriela", "Casarão"... Segundo li em periódicos a telenovela "Selva de Pedra" terá uma remake.
    Antes deste comentário acabei de enviar-lhe correspondência eletrônica privativa.
    Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conheciment!o e do bem viver

    ResponderEliminar
  5. Cara confrade Ricardo!
    Reitero o que disse a nossa querida deusa.
    Apesar de não ter assistido na íntegra fico enternecido em lembrar destas telenovelas.
    Caloroso abraços! Saudações reminiscentes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver!

    ResponderEliminar
  6. Aquele que souber que atire a primeira pedra, porque eu não sei, mas gostei da imagem, faz me lembrar as fotos da nossa amiga Catarina, só que as dela não eram na serra mas junto a um lago.

    Em tempos atrás andei por umas bandas onde vi coisa parecida, vou procurar as fotos para ver se tenho uma que me faça luz.

    Boa semana e boa continuação.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  7. ~ ~ ~ ~ Olá, Rui.

    ~ ~ Já procurei e terminei a pesquisa.

    ~ ~ Desta vez, deixo o enigma das construções de pedras Zen, para quem pratica ioga e tem por obrigação ser uma pessoa dotada, equilibrada e super "relax" . !!: ))

    ~ ~ Tenho visto destas construções harmoniosas, mas estas parecem ter sido feita por gente ensandecida!!!

    ~ ~ As pedras não são de xisto, nem granito, parecem de rochas sedimentares.

    ~ ~ Grandes voltas tens dado!! Eu volto depois. ll; ))

    ~ ~ ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  8. Por aqui (na minha área e no Canadá em geral) é muito frequente ver-se estas estátuas essencialmente no início da primavera. Tenho tirado fotos (e já publiquei algumas) tanto no leito do rio Humber como nas margens do lago Ontário (no Humber Bay Park). É uma arte antiga e é uma forma de agradecimento à Natureza. Há talvez uns dois ou três anos tb vos mostrei a minha arte! Fiz uma já não me recordo (só vendo a foto de novo) se com três ou mais pedras. Demorei mais de meia hora!! Equilibrar pedras não é fácil!

    ResponderEliminar
  9. Tenho visto muros ou paredes que limitam pequenas parcelas rurais na Serra Daire,mas nunca vi este tipo de construções.

    ResponderEliminar
  10. Também já andei por muitos sítios com pedras...incluindo a telenovela!
    Nada de lhe encontrar rasto...
    Parece perto do mar mas fui à praia de Porto de Mós e não são estas! :(
    Ando muito ocupada mas se tiver tempo vou tentar seguir as pistas da Majo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Também me intrigam e só cheguei ao Equilíbrio, Paciência, Paz de Espírito....~
    Fico esperando por melhores explicações sobre o intrigante assunto!
    Pedra sobre Pedra vi e gostei muito hoje em dia espreito algumas até porque as novas tecnologias permitem-nos passar à frente...e só se vê o que queremos :)))) xx

    ResponderEliminar

  12. Isto está difícil...
    Será que desta vez ninguém chega lá?

    Vá lá Rui... uma pistazinha, pode ser??
    Beijos zen
    (^^)

    ResponderEliminar
  13. TODOS

    Afrodite
    Ricardo Santos
    Prof João Paulo de Oliveira
    Flor de Jasmim
    Majo
    Catarina
    Luis Rodrigues Coelho
    Rosa dos Ventos
    Papoila
    Desculpem-me , não responder individualmente como gosto e cada um merece, mas mais uma vez o tempo se me tornou escasso e nem a visita aos vossos blogs me tem sido possível ! Penalizo-me por isso ! ((
    Para já e tendo em conta as dúvidas expressas , mas também alguns esclarecimentos / palpites possíveis , vou-lhe mostrar (numa reedição) uma série de construções do género com algumas explicações que já tinha encontrado na net após colocar o post, mas que nada têm a ver com a foto do post.

    Intencionalmente (por maroteira) não lhes revelarei para já o local da foto !
    Irão ficar surpreendidos com a localização! :)))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. O post reeditado ficou lindo!!
      Todas essas fotos que aqui compilaste também já as encontrei nas pesquisas... são todas de ficar de queixo caído. Agora a tua é que não vejo jeitos de ter uma pista que me leve lá.
      E siga pra Bingo...

      (^^)

      Eliminar
    2. :)) ... Obrigado ! Não resisti a colocá-las (apesar do link), porque sei que há gente "preguiçosa" por aqui e assim têm o "trabalhinho" feito ! rsrs
      Calculei que pelo que adiantaste no primeiro comentário, já as tivesses visto ! :))

      Da minha, sinceramente não espero um "Bingo", mas pelo menos uma "Linha" no loto ! eheh
      Aguardemos ! :)) ... o post ainda é muito recente e eu sou "muito mau", "um sádico" ! :)))
      .

      Eliminar
  14. Em tempos quando eu era rija como aço e subia serras andei por lugares onde vi coisas parecidas, mas não as da foto.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida amiga, Adélia ! Pelo que te conheço, tomaram muitas serem "tão rijas como o aço" como tu és ! Admiro-te muito por "essa tua força" !

      Como dizes vêm-se muitas nas serras, mas também junto às águas ! O local parece um bocado agreste, saiba-se lá porquê ! ... rsrs (até se sabe ! ) Talvez as estações do ano ! ? ...

      Beijinhos e fico com a flor, em troca de um sorriso !
      .

      Eliminar
  15. Ruiamigo

    Não sei bem porquê, mas fizeste-me lembrar o fado:

    Esta noite choveu muito
    nas pedras da minha rua
    depois vi nelas a sombra
    que me parecia ser a tua

    esperei que subisses as escadas
    mas teus passos não ouvi
    lá fora nas pedras molhadas
    pareciam chorar chorar por ti

    Não pisaste mais as pedras
    as pedras da rua
    hoje piso-as sem saber
    se ainda sou tua

    eu e elas não te vemos
    meu amor há mais de um mês
    volta amor volta a pisar
    estas pedras outra vez

    o candeeiro da esquina
    e até mesmo a luz da lua
    não viram mais tua sombra
    nas pedras da minha rua

    quando chove como hoje
    e as pedras estão a brilhar
    eu vejo os meus olhos nelas
    já tão cansados de tanto esperar

    Não pisaste mais as pedras
    as pedras da rua
    hoje piso-as sem saber
    se ainda sou tua

    eu e elas não te vemos
    meu amor há mais de um mês
    volta amor volta a pisar
    estas pedras outra vez

    eu e elas não te vemos
    meu amor há mais de um mês
    volta amor volta a pisar
    estas pedras outra vez


    No resto, nicles batatóides... Tu arranjas cada uma... cada duas é um par. Viva a Água das Pedras! Disse.

    Abç extensivo a todolos homes e qjs a todalas molleres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Henrique rsrs... Aaaahhh ! Grande fadista !... ou seja,...grande Carminho ! eheheh
      Acontece é que estas não são da minha rua ! Estão nem mais altas ! ;) ...

      Então saia daqui um grande abraço que chegue para todas / todos ! :)))
      .

      Eliminar
  16. Menires do Obélix em tamanho pequeno?
    Sinceramente não faço ideia do que se trata.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Como se sentiria neste ambiente o Obelix ?! rsrsrs ...

      É realmente curioso para quem anda mais atento, por aí, que se vão vendo muitos "ensaios" deste tipo de "esculturas a desafiar a gravidade e o equilíbrio ! :)))

      Agora, assim em tanta quantidade junta, aqui em Portugal, é que ainda não tinha visto ! (?) ... Creio serem "tentativas" (algumas razoavelmente conseguidas), para imitar o que se vai vendo noutros lugares, com a arte e engenho bem patente nas fotos ! :))

      Sinceramente não encontrei ainda a verdadeira razão que esteja por trás disto, mas para já, fiquemos com a tentativa da descoberta do local ! rsrsrs ... ou não fosse esse o "espírito" deste blog ! :)))

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  17. cantinhodacasa10/9/14 15:45

    Ó Rui, tenho andado afastada do teu cantinho.
    Desculpa.
    Mas voltarei.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))) ... Não faz mal, amiga ! :)) ... se calhar, não mais do que eu, do teu "cantinhodacasa" ! :))

      Beijinho !
      .

      Eliminar
  18. Todos

    Algumas frases dos V/ comentários, com alguma lógica :
    “As coisas lindas que tu descobres nas tuas viagens”
    “Grandes voltas tens dado”

    Algumas optam por, “junto ao mar ou à água”, outras falam em serras :
    “Penso que essas serão junto à costa”
    “Parece perto do mar “
    “as fotos da nossa amiga Catarina, só que as dela não eram na serra mas junto a um lago”
    “quando eu era rija como aço e subia serras andei por lugares onde vi coisas parecidas”

    Pedem-me uma pistazinha e é o que estou a tentar fazer :
    Vá lá Rui... uma pistazinha, pode ser??

    Eu disse :
    Irão ficar surpreendidos com a localização!
    vêm-se muitas nas serras, mas também junto às águas ! O local parece um bocado agreste, saiba-se lá porquê ! ... rsrs (até se sabe ! ) Talvez as estações do ano ! ? ...
    É realmente curioso para quem anda mais atento, por aí.

    Resumindo :
    A foto é minha e foi tirada de facto numa das minhas “saídas” !
    Sabem por onde tenho andado ? … eheheh… (um pouco por cada recanto de Portugal, não é ?)
    A localização é surpreendente, … por muito conhecida de todos (julgo eu)! :)
    Atenção às estações do ano ! :))

    Então, até amanhã ! :)) … Talvez eu diga onde é ! rsrsrs (afinal sou um mauzão, mas com coração mole ! rsrsrs)
    .

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. hehehe
      Até parece que estás a gozar com o panorama!
      É que desta vez ninguém chega lá! :((
      A mim não me parece nada nem à beira mar, nem lago nem rio! Parece-me num local bem alto... um planalto ou o alto de uma serra. Mais alto que a Serra da Estrela não há... e tu se foste às aldeias de Piódão passaste por muita serrania!

      Olha, amanhã não arredo pé daqui e se alguém me vir aqui à espera e perguntar alguma coisa eu vou dizer como o outro do anúncio: "estou à espera que saia!"

      :))))

      Até amanhã...
      (^^)

      Eliminar
    2. Por acaso até estava ! rsrsrs ... !!!!!!!!! ... É que pensei mesmo que ninguém chegava lá !!!!!

      Eliminar

  19. Já descobri o local... o local exacto onde fizeste a fotografia!
    E vou deixar-te aqui uma prova.

    Me aguarde!
    :P

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Aqui está a prova!

      Eu até fiquei meia parva e gritei EUREKA!!

      Ora cliquem lá na palavra Eureka e vejam se o local não é o da foto?
      Só que no momento em que esta foto do Google Earth foi tirada, ainda não tinham andado a brincar com as pedritas!! :)))

      Beijinhos perseverantes
      (^^)

      Eliminar

    2. Aqui a foto está em tamanho maior... :)

      EUREKA!!

      Eliminar
    3. Inacreditável !!!! ... Ainda pensei que alguém pudesse atirar para o ar um palpite sobre "a Serra da Estrela" ! ... mas nunca me passou pela cabeça que conseguissem encontrar o local exacto documentado com foto !!!!
      Admiro a tua perseverança !!!!! ... PARABÉNS !!! (Cliquem no EUREKA acima) !
      .

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Olá Pedro ! ... Desvendado o "mistério" !

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  21. A última vez que estive na serra da Estrela foi talvez há três anos e não dei por essas construções!
    Parabéns à Afrodite!

    Abraço

    Rosa dos Ventos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito natural, Rosa ! ... Se atendermos a que nas próprias imagens do Google Earth, essas construções ainda não são visíveis, isso mostra que elas serão bastante recentes o que tornou o "desafio" ainda mais difícil ! :)))

      Abraço !
      .

      Eliminar
  22. ~ ~ Estive na Serra várias vezes, durante a pesquisa.
    ~ ~ Não as vi!!: /
    ~ ~ Beijinhos. ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como disse à Rosa, é muito natural, Majo, dado que estas construções devem ser muito recentes ao ponto de as fotografias do Google Earth ainda não as "apanharem" ! :))
      Por isso se tornou tão difícil ! :))

      Beijinhos !
      .

      Eliminar
  23. Oi Rui
    Passei por aqui logo no início da postagem mas com pressa nao deixei comentário que claro seria apenas pra deixar os abraços costumeiros vez que nao ia mesmo decifrar as pedras e o local das mesmas.E hoje lendo tudo fiquei até frustrada porque sempre imaginava ser a Natureza colocando essas pedras em modelos variados rrsrs e vejo que o artista tem a cabeça nas nuvens e os pés no chão rs isso é surpreendente e dá-nos a dimensão do quanto ainda nao pesquisamos o que podemos, rs
    Muito bom e nunca imaginei que a Serra da Estrela tinha alguma construção, pensava ser só vales ,muito céu azul e prodigiosa natureza .
    Ainda pretendo conhecer Rui
    que acha? rs
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lis

      A Serra da Estrela (na Torre) é de facto o ponto mais alto de Portugal continental e na maior parte do ano com bastante neve, acontecendo que, no Inverno, há períodos de vários dias ou semanas em que não há possibilidades de acesso à Torre, mesmo com a intervenção de camiões limpa-neves !
      Por isso mesmo, não se pode dizer que nessa zona haja "vida natural e normal" . Já a poucos kms do topo isso acontece normalmente . Há várias aldeias no interior da Serra em que a vida é quase normal !
      Para conhecer a Serra toda é preciso que o tempo meteorológico ajude e pelo menos 2 dias de permanência. É uma extensão de muitos kms em 4 ou 5 direcções !!! ... Portanto, dependerá do tempo de permanência em Portugal. Por outro lado, fica também a cerca de 200 kms de Lisboa e do Porto ! :))

      Abraço, Lis ! :))
      .

      Eliminar
  24. Nem pó!!
    Serra da Estrela?
    Ora essa!!
    Aquele abraço
    BFDS

    ResponderEliminar