11/08/2016

OS INTERRUPTORES E A LÂMPADA

 DURANTE UNS DIAS, ...  UMA POR DIA !  


Independentemente de terem acertado, ou não, com ou sem pesquisa, obrigado pela presença e participação a :

Janita,    Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,    Teté,    Manu,    Elvira Carvalho,    Portugalredecouvertes,     Ricardo Santos,     AFRODITE,     Pedro Coimbra

A questão era esta :

À entrada de um prédio de apartamentos, no hall de entrada, há um triplo interruptor eléctrico ( A, B e C), que acende a luz do hall de entrada de cada um dos 3 apartamentos do 3º andar, para onde eu quero ir.
Acontece que não fui informado sobre este pormenor. :((
Não sei se o meu é o A, se é o B, ou se é o C. (???)

Por acaso 2 deles ainda não estão habitados. 
Acontece que o prédio não tem elevador.  Ora eu quero evitar andar a subir e a descer tantas escadas.
Eu até poderia ligar os três, mas depois teria que vir cá abaixo para desligar os outros dois, mas, mesmo assim, como não sei a que apartamento correspondem, também não saberia quais haveria de desligar ! :((

Quando muito, só estou disposto a descer as escadas uma vez, após a primeira tentativa, mas se o puder evitar, melhor ! 



Ou seja : Eu só quero subir as escadas uma vez para "ter a certeza" de qual dos 3 acende, no meu apartamento !!! Como poderei fazer ?


Felizmente que, para mim e para vocês, não são precisos cálculos matemáticos. :))

Seria interessante tentarem descobrir a melhor maneira, sem recorrerem à pesquisa ! rsrsrs ... Façam de conta que estamos à volta de uma mesa a "brincar" com estas coisas, cada um dando a sua opinião !

Comentários moderados


Resposta e Justificação

Toda a nossa atenção dirigida para os interruptores da entrada e seu manuseamento pela certa ! "Certa", significa esclarecedora, uma vez chegado lá acima e não certa no sentido de "eficaz".

Vou explicar interruptor a interruptor, com as suas consequências, mas a ida lá acima, entendam-na só a partir do fim deste raciocínio e não à medida que vai sendo exposto.

- Para isso só poderei deixar "ON" um deles aleatoriamente !
Nestas condições, uma vez chegado lá acima, se a luz estiver acesa é este o interruptor ; se estiver apagada, não me restará outra solução senão voltar lá abaixo e proceder de acordo.
- Dos outros dois interruptores, ambos terão que ficar "OFF", no entanto terei que criar um artifício que me permita ter uma decisão sobre cada um deles:
Ora se deixar intencionalmente um sem mexer, saberei que quando chegar lá acima a luz correspondente estaria apagada . Seria mais uma certeza relativamente ao segundo.
E como saber relativamente ao terceiro ? ... Tenho que pensar num efeito qualquer que me dê uma indicação de que era esse ! ... Um efeito que faça a diferença entre dois "apagados" ! ... Ora nada mais que o deixar "ON" durante algum tempo , até que a "possível"  lâmpada aqueça e depois passo a "OFF".

Uma vez tudo isso feito, resta-me subir lá acima e tirar conclusões.
Se acesa, óptimo, foi o que deixei "ON" ; se apagado, verei se a lâmpada está quente e nesse caso foi o que liguei e desliguei ; se estiver fria, o interruptor certo seria aquele em que não mexi.

Terei a certeza absoluta, o que não me garante que não tenha que descer ao hall de entrada uma única vez, mas pode acontecer que nem seja necessário !
.

34 comentários :

  1. Assim de momento, e sem pensar muito, se fosse comigo antes de descer as escadas para vir ao hall de entrada, ligava o interruptor do hall de minha casa, descia e começa a ligar um de cada vez,vinha ao vão das escadas e espreitava para cima. Quando visse luz...Eureka! Era esse o meu interruptor!! Tão fácil como beber um copo d'água. :)

    Inté mais logo, Rui!

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe... Não vale ! :) ...
      -Não se vê o hall do apartamento (nem a luz) olhando de cá de baixo ;
      - Tens que ligar cá em baixo antes de subir, para "tentar" (?) não teres que descer de novo (ou pelo menos, descer só uma vez;
      - Ligando cá em baixo, o que tens que fazer, para quando chegares ao teu hall interior, no 3º andar, teres a certeza de qual é o interruptor lá em baixo ?

      Abraço :)

      Eliminar
  2. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Tu sabes muito bem que este teu afilhado parvo do lado de cá do grande oceano e hemisfério que nos separam sempre foi um aplicado aluno, que sente gozo mor quando é elogiado por ti (ou seria si? Ché é isto que dá se atrever a escrever a moda do reino distante além-mar, porque vira e mexe fico baralhado), mas estes desafios numéricos deixam minha caquética mente em curto-circuito.
    Já que a aula em curso tem no seu bojo lâmpadas solicitarei os regos, digo, rogos da Padroeira do Pito Aceso para que ilumine minha caquética mente.
    Já que estamos a falar de lâmpadas lembrei do nobilíssimo Thomas Edison (1847-1931).
    Caloroso abraço. Saudações iluminadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... O que é que eu tenho dito ? Quem diz que Brasil e Portugal falam a mesma língua ? ... rsrsrsrs

      E para esta charada não há padroeira que te valha a não ser a tua "mona" ! ... hehe... Não sabes o que é "mona", pois não ?... É os neurónios" ! rsrsrs

      Ora vê lá. Esquece e pensa por ti mesmo ! Como fazias ? ... rsrsrs

      Abraço, Amigo, João Paulo ! :)))

      Eliminar
  3. Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    O que é mona?
    Peço-te escusas pela gafe involuntária que causei, porque agora que lembrei, que tu me dissestes, que pito tem outro significado bem diferente do daqui do lado de cá do grande oceano e hemisfério que nos separam.
    Fico fascinado com as variações linguísticas da nossa amada língua portuguesa.
    Caloroso abraço. Saudações linguísticas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deveria existir um dicionário de Português/Brasileiro ! rsrs
      Mona é um "calão" que significa "cabeça (cérebro, neurónios). Costuma dizer-se : Eh pá ! Estás mal da mona !... ou seja : a tua cabeça não funciona bem ! rsrs

      Pito, aqui significa "vulva", ou "zona vulvar", até vagina", mas é aqui também muito usado pelas mulheres, quando apreciam positivamente um homem com "atributos" ! Dizem : Ele é mesmo um "pito dum homem" ! rsrsrs

      Abraço e "manda sempre" ! rsrs

      Eliminar
  4. Vou pensar no assunto,já que assim à primeira só me ocorre o método de ir por tentativas e subir e descer as escadas as vezes que forem precisas... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs... Não é fácil, Té ! :) ... Pensa bem, mas tem em conta que o importante é proceder (cá em baixo, ao entrar) num modo de utilização dos interruptores que permita, pela certa, chegar lá acima e tirar conclusões sobre se é o interruptor A, ou B, ou C, garantidamente.
      Pode evitar uma regresso ao rés do chão (mas apenas uma vez) ou até não ser necessário, com um bocadinho de sorte ! ... mas não há hipótese de ver de cá de baixo !

      Beijocas, pois ! :)

      Eliminar
  5. Reparei que haviam três cores diferentes para cada fio, deduzo que escolheria o fio que ligasse ao meu hall.

    Beijinhos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe... Isso é no “esquema” , que na prática não é assim e alem disso os fios não estão à vista. Estão por dentro dos tubos e por dentro da parede ! Só vês os 3 interruptores A, b e C. E ainda,... cá em baixo não saberias para onde eles vão ! :)))

      Beijinhos às escuras ! :))

      Eliminar
  6. Do que o amigo se havia de lembrar. Pôr as pessoas a raciocinarem com este calor que uma pessoa já quase nem se lembra do próprio nome.
    Se os interruptores têm uma designação alfabética cá em baixo também terão lá em cima. Ou não? Se assim for, acendo os três chego lá a cima vejo a letra do meu e desço para apagar os outros dois. Se não for por letra, será por cor. Eles terão alguma coisa que os identifiquem. A menos que seja um prédio especial para adivinhas.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ideia malucas, Elvira ! :( … Podia dar-me para pior !
      Não. Lá em cima não existem e não têm letra nem côr à vista !
      E se acendesse os 3 cá em baixo e visse a luz acesa lá em cima, não saberia qual deles a acendeu ! :))

      Abraço

      Eliminar
  7. Olá Rui, acho que iria subir tanto e descer tantas vezes que desistia e acabava por andar às apalpadelas se não tivesse uma vela:)
    prometo que vou tentar noutro dia!
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que nós não queremos, Angela ! Com este calor e a subir e descer tantas vezes ainda morrias pelo caminho ! Rsrsrs
      Só se tentares amanhã de manhã cedo. :)) … Isto não pára ! Rsrsrs

      Abraço ! :))

      Eliminar
  8. Cá vai....

    Ligo o A e passados 5 minutos desligo.
    Ligo o B e subo ao 3º. andar.
    Se a luz estiver ligada é o interruptor B;
    Se estiver desligada e a lâmpada estiver quente é o interruptor A;
    Se estiver apagada e a lâmpada fria, o interruptor certo será o C.

    O azar seria se nessa altura de testes a companhia de electricidade corta-se a mesma ! :)))

    Abraço Rui

    ResponderEliminar

  9. Vou tentar chegar a uma resposta... mas não sei se vai colar!! :))


    Posso fazer uma viagem cá abaixo, certo?
    E as luzes acendem do lado de fora da porta de cada um dos apartamentos, certo?

    Então faria assim:
    Ligava (por exemplo) os interruptores A e B. Se chegasse lá acima e a luz do meu hall não estivesse ligada, vinha cá abaixo, desligava os dois que tinha ligado e ligava o C (o meu, portanto) e voltava para casa.

    Mas, se ao chegar lá acima a minha luz estivesse ligada... e visto que não me adiantava vir cá abaixo desligar uma delas porque não saberia qual... então limitava-me a:


    a) não fazer mais nada porque se os apartamentos não estão habitados então também não têm luz elétrica ligada;
    b) ou se já tivesse luz, desapertava a lâmpada para não ficar a gastar, mas não voltava lá abaixo!

    hehehehe

    E esta, hein?? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Se for absolutamente necessário poderás vir uma vez cá abaixo.
      Os interruptores só acendem cá em baixo. Lá em cima, dentro do Hall há um outro sistema de apagar e acender com um cordão pendurado ! Rsrsrs

      Nessa situação que propões, só por sorte ! rsrs... e não é isso que se pretende !
      E se ao ligares os dois cá em baixo e ao chegar lá acima, imagina que estava a luz acesa ?... Não saberias qual dos dois a tinha ligado, não era ?... Ficarias sem saber qual era.
      Ora eu queria que tivesses a certeza depois de chegares lá acima !!! :))) É "obrigatório ! :)
      E também não são aceites “batotas” nem comodismos ! hehe...
      Isso já implicaria sorte e não queremos que seja por sorte mas sim com lógica ! Rsrs

      Não aceito ! rsrsrs

      Há pouco deixei beijinhos às escuras e agora deixo beijinhos às claras (mesmo sem bóias) ! :))

      Eliminar

    2. LOL... excelentes trocadilhos!

      E essa do cordão pendurado fez-me lembrar os Santo Antónios de loiça (hihihi)

      Mas lamento ter de te informar que tens pouca imaginação... não tem de haver uma única solução!

      Amanhã venho ver a reedição.

      Um beijo quente... e outro frio
      (^^)

      Eliminar
    3. Ah... esqueci-me de te perguntar... onde é que a sorte entrou no meu raciocínio!

      Eliminar
    4. Quanto à "sorte" : "Ligava (por exemplo) os interruptores A e B. Se chegasse lá acima e a luz do meu hall não estivesse ligada," ... "Se" (por sorte) porque "se" estivesse ligada , ficavas sem saber qual tinha sido e a "charada" implica "certezas" ! rsrs

      Essa do "tipo" Santo António deve ter sido uma "inspiração" para aqueles candeeiros que assim funcionam ! hehe

      Eu não sei se poderá haver uma outra solução, mas a que é pretendida é que ao entrar no apartamento se possa desde aí ter a certeza de qual é o interruptor certo, mesmo que a luz não esteja acesa e seja preciso ir lá baixo uma única vez !

      Aaaaahh (capito ! rsrs) ! ... ok ! Um beijo quente, outro frio e outro aceso ! hehehe

      Eliminar

    5. O (por exemplo) quer dizer que quaisquer dois interruptores que eu ligasse se aplicaria o mesmo raciocínio.

      Hoje estás do contra... não há nada a fazer.
      :P

      Mas eu entendi o objectivo: saber ao certo qual o interruptor!
      Eu não disse logo no início que a minha resposta não ia colar!?? hehehe

      Eliminar
    6. rsrsrs ... Eu hoje estou mau que me farto ! :)))

      Quaisquer que fossem os dois, se chegasses lá acima e estivesse aceso, deitava tudo por terra porque não terias a certeza de qual dos dois tinha sido !

      Precisamente ! ... O objectivo é, fazer o que faças cá em baixo, ao chegar lá acima, independentemente de estar aceso ou apagado, teres a certeza de qual o interruptor certo ! :))

      hehe... Não colou ! :(

      :))) ... Um beijo, com ou sem interruptor ! :))

      Eliminar

    7. Tenho de ir comprar "Araldite"... aquela cola que até colava cientistas ao tecto"!
      (e já que vou às compras aproveito para comprar vitaminas ricas em fósforo para o cérebro porque já gastei as reservas todas)

      Até amanhã
      (Over and out)

      Eliminar
    8. Desculpa só responder agora ! Tive uma manhã (até agora) muito complicada) ... e até me esqueci de publicar o post de hoje ! :))

      Pois é ! rsrs... mas olha que mesmo a "araldite" não seria cola suficiente " hehehe

      Este calor é que deve ser o culpado e não a falta de fósforo ! :) ... De resto, olha que não era nada, mesmo nada fácil encontrar a solução.
      Se queres que seja franco, eu também não resolvi a charada, quando me foi apresentada ! :)

      Então "Over an out" ! :)

      Eliminar
  10. Ricardo Santos

    :))) ... É isso mesmo, Ricardo ! O método mais correcto !!! :))
    Boa ! :))

    Abraço ! :)

    ResponderEliminar
  11. Continuo a dizer que é tão simples como beber um copo de água, Rui.

    Então é assim:
    Primeiro ligo o interruptor A e espero uns 5 minutos ou um pouco mais. Ao fim desse tempo desligo-o e ligo o interruptor B e vou a correr para o 3º andar.
    Se a lâmpada do hall estiver acesa, óbvio que é o B. Se estiver apagada apalpo a lâmpada. Se esta estiver quente ou morna, então é o A, se estiver completamente fria já sei que o interruptor certo é o C.

    Hoje a tarde no Hospital foi longa e cansativa, contudo, antes de ir nanar venho ainda aqui dar o meu lamiré.

    Amanhã virei ver se pensei bem ou mal.:)

    Beijocas, Rui!! :)

    ResponderEliminar
  12. É só procurar o cu quente da lâmpada :)))
    Aqui http://criatividadeaplicada.com/solucao-para-qual-o-interruptor/

    ResponderEliminar
  13. Janita

    hehehe... Ai Janita ! :)) ... Simples como beber um copo de água é descobrir o link com a resposta ! rsrsrs...
    A tua resposta está precisamente igual à do Ricardo, que não teve dúvida alguma em encontrar a resposta ! rsrs
    Eu bem pedi para não pesquisarem, mas ninguém (ou poucos) resistem !
    Até eu, confesso ! hehehe

    Quanto ao coração vê lá se vais acompanhando, que com ele não se pode descurar nada ! ... e eu que o diga ! :))
    Será que o teu médico (4ª fª tarde) é o Dr Pedro Bernardo de Almeida ? ... Seria coincidência, porque é o meu cardiologista ! :))

    Grande Abraço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Olha que se fosse por batotice, teria eu enviado, no post anterior, a resposta certa, pois tinha a solução no link que te enviei.
      Aí, seria diferente, pois havia que fazer contas...Nem eu me sentiria de bem comigo mesma.
      Aqui podemos encarar a coisa como uma mais-valia de aprendizagem sobre pesquisa, em aulas anteriores, facultadas pelo nosso Mestre, certo?
      Onde é que está o mal???

      E, por aqui me fico para não estragar a tua boa disposição.
      Não te deixes influenciar tanto, Amigo Rui. Aliás, tu sugeriste a pesquisa...(para bom entendedor...)

      Abraço e venha outra!!! :))

      Eliminar
    2. Esqueci de responder à tua pergunta, Rui.

      O meu cardiologista é uma médica, a Dra. Conceição Queiroz, e faz serviço no Hospital Vale de Sousa, em Penafiel.
      Obrigada, Rui.

      Beijinhos.

      Eliminar
    3. De facto, sou levado a reconhecer a minha culpa por tanto ter incentivado a pesquisa ! Está-nos a todos, agora, na "massa do sangue" ! rsrs
      ... mas reconheçamos (a começar por mim) que em "charadas", que não em fotos de lugares ou outras do género, perde um bocadinho da sua parte interessante de "obrigar" a pensar ! rsrsrs

      Quanto à cardiologia, perguntei, porque à 4ª fª à tarde o meu também dá consultas e lembrei-me que já se deu a coincidência do Oftalmologista ser o mesmo (meu e teu) ! :))

      Beijinhos, Janita.

      Eliminar
  14. Pedro Coimbra

    Bingo ! ... É esse mesmo o link ! rsrsrs... mas Pedro, ... eu tinha pedido para pensarem no assunto e não pesquisarem ! rsrsrs
    Você são todos uns marotos ! hehehe

    Abraço ! :))

    ResponderEliminar
  15. Não percebi a tua explicação, mas ao ler os comentários percebi a da Janita. Muito bem bolado! :)

    Jinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está engenhoso, de verdade ! ... Quando me foi apresentado, não consegui encontrar solução ! :)

      Jinhos, e jocas ! :))

      Eliminar