06/08/2016

PRÉMIO DA MONTANHA

 DURANTE UNS DIAS, ...  UMA POR DIA ! 
4ª 

Obrigado pela participação a :
JU,  Janita,   Elvira Carvalho,    AFRODITE
Manu,   cantinhodacasa,    Catarina,    Ricardo Santos,    Flor de Jasmim,    Teté




Na Volta a Portugal há uma montanha, na qual, os ciclistas, partindo do topo da montanha, têm que descer até à base e seguidamente fazer o mesmo percurso inversamente, até ao topo (Prémio da Montanha) !

O percurso total (ida e volta - descida e subida) é de 120 kms.
O vencedor desceu  a 60 kms /hora e subiu a 40 kms/hora ! ... Certo ? ...

Qual foi a velocidade média ?

RESPOSTA (em linguagem corrente) :

O interessante desta "charada" é que habitualmente e "maquinalmente" tendemos a achar a média "aparente" (entre dois números) ! :)
Neste caso, essa média, entre 60 e 40 será  50 !!! ... Não é ?... Todos saberão que sim ! :)

Só que aqui (kms/h), é um pouco diferente, porque não se trata de "números simples" !

Assim sendo, teremos :

Se o percurso total é de 120km, então são 60km para cada lado.
Se desce a 60km/h vai gastar uma hora em metade do trajeto, mas se sobe a 40km/ vai precisar de uma hora e meia para completar o percurso, num total de 2,5h.

Então, a velocidade média será... 120km : 2,5h = 48km/h



(Comentários moderados)
.

41 comentários :

  1. Rui,

    O vencedor fez uma média de 50 kms /hora...:))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Cá está a "tal rasteira" ! :)) ... logo corrigida ! :))
      Abraço !

      Eliminar
  2. 48 quilómetros por hora! É ou não é Ruizinho?

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Errado? Então, a média foi de 48 kms/ hora...certo?

      Ciau :))

      Eliminar
    2. Rapidamente corrigido ! :)

      Ciao, ciao, bambina, un bacio ancora.

      Eliminar
  4. Romeu e julieta aparecem mortos no quarto.No chão há vidros e água espalhada. Qual foi a causa da morte de ambos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... A esta já respondi ! :)) ... Bom, para manter isto dinâmico !
      ... e quem quiser que envie e.mail ! :))) ... mas só depois de responder ao ciclismo ! rsrsrs

      Eliminar
    2. Então ?... Já responderam à Ju ? ... Será que Shakespeare
      estava certo ? ... Será que morreram da forma como ele descreveu ? ... Mistéeeeriooo !!! :))
      Eu já dei a minha versão ! :))

      Eliminar
    3. Ju, se eu disser que não sou do signo Peixes mas sim do signo Aquário, tu aceitas a minha resposta?

      :)))

      Beijinhos e BFS

      Eliminar
    4. Aqui sabia a resposta do Romeu e da Julieta e o comentário da Afrodite está incrível porque está lá a resposta direitinha :)

      Eliminar
    5. Obrigada Gábi...
      Já viste que eu e tu completamos a charada?
      Eu do signo Aquário... e tu do signo Peixes :))

      Beijocas, Amiga!

      Eliminar
  5. Janita

    Aaaah ! ... Agora sim ! ... Certo ! :))

    ResponderEliminar
  6. Estou baralhado (cada vez mais).
    Se fez 120km numa hora a resposta é 120km por hora.
    Descendo a 60 por hora fez metade do percurso.
    Subindo a 40 por hora...
    Estou mais confuso do que no início!
    Espero pelas soluções!

    Grande abraço pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... Estás baralhado porque não leste bem ! :)
      São 60 kms a descer e outros 60 a subir, total 120 !
      Não fez 120 kms numa hora, Kok !
      Ora lê melhor ! ... Olha que é facílimo ! nada de confuso !
      :))
      Abraço !

      Eliminar
  7. Respostas
    1. :( ... O que é pedida é a velocidade horária do vencedor (kms/h), Elvira ! :(
      Poderá ler de novo ?...
      Obrigado
      Abraço !

      Eliminar
    2. Aaaah ! Recebido o outro comentário e
      Certo !!!

      Eliminar
  8. 48 kms hora. Penso que agora percebi a pergunta. Abraço

    ResponderEliminar
  9. Oh Rui
    Tu desculpa lá, mas não me ponhas a fazer exercícios de Matemática, sempre fui e sou uma nulidade e agora estou com uma acentuada preguiça mental rsrsrs
    Se eu disser que fizeram uma média de 30km hora já sei que estou errada
    Eu quero é viajar por esse Portugal fora com os teus desafios.


    Beijinhos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe... Como isso vai, Manu ! rsrs ... mas hoje não te quero contrariar ! :) ... Se não gostas, não insistas ! :)
      Isto ´para ficarem com um "Almanaque" de charadas para "brincarem" com a família ou com os amigos ! :))

      Beijo, Manu ! :))

      Eliminar
  10. cantinhodacasa5/8/16 18:03

    Ora diz o ditado que "a descer todos os santos ajudam", vamos ver se são 28 km /hora, que já não me lembro de nada disto.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é 28, mas e verdade que a descer todos os santos ajudam ! rsrs

      Beijinhos ! :)

      Eliminar
  11. Todos

    Vamos lá a "sprintar" que há 3 fugitivas:
    Ju
    Janita
    Elvira Carvalho

    Então ?... É muito fácil ! ... É uma questão de "médias" ! rsrs

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Estou em férias “mode”. A preparar o carry-on. Não dá para grandes cálculos! : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hhehe... E eu respeito o teu "férias mode", Catarina !
      Não faças a subida que é muito cansativa ! rsrs ... Só desces a montanha sem ter que pedalar, mesmo que seja a 10 à hora !
      :))

      Eliminar
  13. Eu estou como a Manu, e por isso levei a minha Velosolex e fiz uma média muito superior !!! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha... Queriiiias ! ... mas com essa não vale, na Volta a Portugal ! ... Tens que puxar mesmo pelo físico, ou então imaginar ! rsrs
      :)))

      Eliminar
  14. Rui por agora só venho deixar o meu beijinho e desejar um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adélia ! Muito obrigado e igualmente o meu beijinho e votos de Bom fim de semana também para ti !

      Eliminar
  15. E eu hoje estou a mexer-me à velocidade de um caracol e por isso só agora aqui cheguei.

    Um problema de médias? Nem me perdoavas se eu não participasse neste desafio! (Se erro vai ser cá uma vergonha...)

    Os comentários estão moderados?
    Então segue resposta noutro comentário.

    Beijinhos e desculpa por vir tão tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. !!! ... E não é que conseguiste acertar ?! rsrs...
      Estou "parvo" ! rsrsrs ... Eu julguei que nem uma professora de matemática conseguiria ! :))))
      Agradeço-te a "humildade" e o teu "espírito olímpico", de vires até cá! :)

      Beijinhos e sempre a tempo !

      Eliminar
  16. Se o percurso total é de 120km, então são 60km para cada lado.
    Se desce a 60km/h vai gastar uma hora em metade do trajeto, mas se sobe a 40km/ vai precisar de uma hora e meia para completar o percurso, num total de 2,5h.

    Então, a velocidade média será... 120km : 2,5h = 48km/h

    Beijinhos matemáticos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) ... Obrigado ! :)

      Beijinhos a 48 kms/h

      Eliminar
  17. Todos

    Comentários libertados e resposta no texto do post !
    Às 14:00 haverá mais ... muiiiito complicado ! rsrs

    Até já ! ...

    ResponderEliminar
  18. Eu interpretei mal o português relativamente ao percurso de subida e descida ser igual, mas levei muito menos tempo na minha Velosolex !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Só por má interpretação, Ricardo ! Era tão fácil, como explicado acima ! :))

      Eliminar
  19. Credo, a esta velocidade nem consigo responder. E nesta acertava! :)))

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rsrsrs ... Os ciclistas andam mais rápidos, Té. :)) ... Vê lá, que são 48 por hora !
      Aqui nos posts até é muito lento ! É só 1 em 24 horas ! :))
      Sabias e perdeste o prémio , vês ? :))

      Beijucas ! :)

      Eliminar